Por que Observability é importante para os negócios?

Se você ainda não ouviu falar de Observability ou Observabilidade, é só uma questão de tempo. Essa é a nova palavra de ordem quando o assunto é performance, seja nas aplicações de negócios ou nas instalações de TI. Muitos podem achar que Observality é o mesmo que monitoramento, mas enganam-se. Embora os dois termos não sejam sinônimos, os conceitos são interdependentes, atendendo a diferentes equipes com diferentes necessidades a partir dos mesmos dados coletados. Só depois de uma coleta contínua de dados por meio do monitoring, um sistema se torna observável. Podemos, então, dizer que Observability é a nova fronteira do monitoramento.

Essencialmente, o monitoramento fornece visibilidade que deixa claro quando ocorrem problemas de desempenho ou gargalos, onde e por que, normalmente para equipes de operações. O objetivo final do monitoramento é controlar a integridade de um sistema, coletando ativamente registros de erros e métricas e, em seguida, aproveitando-os para se antecipar aos incidentes. Já a Observabilidade oferece visões mais profundas dos detalhes técnicos dos aplicativos, sistemas e infraestrutura, e são extremamente necessários aos engenheiros (SREs) e às equipes de desenvolvimento.

Mudança na estrutura de informações e Observability

A mudança cultural em direção ao DevOps modificou a estrutura de informações. Como resultado, a arquitetura dos aplicativos evoluiu para uma abordagem em várias camadas, incluindo microsserviços, ambientes nativos em nuvem e componentização. O objetivo da observabilidade é ir fundo em todo esse stack tecnológico — ou montanha de sistemas e subsistemas – e usar os resultados e insights para agir sobre eles. Por exemplo:

  • Medir e avaliar o desempenho de um aplicativo inteiro;
  • Identificar a porcentagem de erros em todas as funções ou solicitações de contêiner;
  • Identificar gargalos em microsserviços;
  • Identificar padrões sobre quando os erros ou gargalos ocorrem e usar os insights para agir a fim de evitar tais cenários no futuro;
  • Identificar o custo por recurso específico;
  • Identificar outliers – ex. solicitação de função específica que demorou consideravelmente mais do que o normal;
  • Identificar como as mudanças em um componente afetam outras partes do sistema;
  • Identificar e solucionar o fluxo de tráfego que flui por meio dos microsserviços;
  • Identificar como o sistema funciona ao longo do tempo – quantas solicitações de cada função recebemos por dia, semana ou mês, e quantas delas são bem-sucedidas.

Automatizando a observação

Plataformas de observalidade desempenham um papel parecido com o de analistas habilidosos, pois são capazes de olhar os dados coletados por sistemas de monitoramento e trazer percepções sobre a integridade dos sistemas que afetam os negócios. O AppDynamics Business Observability, por exemplo, é uma plataforma que habilita as operações de TI para observar toda a TI – de aplicativos voltados para clientes e funcionários até a infraestrutura — e vincula o desempenho aos resultados do negócio.

Independentemente, se o ambiente core é cloud, on-premise ou híbrido, o Business Observability aplica contexto de negócio em tudo, isto é, garante que cada decisão técnica seja feita com contexto de negócios.

Com essa nova ferramenta de Observability da Cisco, as empresas obtêm insights incomparáveis da perspectiva de seus clientes. Por exemplo, como a experiencia do usuário impacta os seus resultados financeiros. Também garante que o problema do usuário final seja identificado proativamente, seguindo-o a partir do dispositivo utilizado, na rede, dentro da aplicação e na infraestrutura, de modo que a experiência é preservada a todo tempo.

O AppDynamics, da Cisco, é líder no Quadrante Mágico do Gartner. Seu framework de APM é focado no suporte para Kubernetes, OpenTelemetry e provedores de nuvem além da Amazon Web Services (AWS). Também inclui suporte para plataforma de monitoramento como serviço (PaaS) e banco de dados como serviço (DBaaS). A Cisco continua a modernizar sua tecnologia de agente de coleta de dados e integração com o ThousandEyes.

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