Acelerando a transformação digital e o desempenho de aplicativos em tempos turbulentos

O que acontece quando uma crise de saúde global solicita uma reorganização maciça dos recursos de TI da noite para o dia?

No final de 2019, já estávamos no meio de uma quarta revolução industrial em torno de aprendizado de máquina, inteligência artificial e robótica quando a pandemia global do COVID-19 mudou tudo. Mais ou menos da noite para o dia, pessoas de todo o mundo começaram a trabalhar e usar aplicativos em casa em maior número do que jamais vimos antes. E enquanto as equipes de TI sempre tiveram planos de desastre para aumentos de capacidade em uma região limitada, ou perderam um aplicativo ou uma localização geográfica, é seguro dizer que nunca tivemos um motivo para planejar o tipo de aumento da demanda por digital que estamos vendo hoje.

Então, como as empresas gerenciam capacidade e desempenho e, ao mesmo tempo, garantem uma experiência perfeita para o usuário final? E, para as empresas que estavam acostumadas com a receita de rua e online, como elas se ajustam – aparentemente da noite para o dia – para funcionar como um negócio somente on-line?

Com mais perguntas do que respostas, fica claro que a transformação digital não tropeçou ou pausou como resultado dessa crise global da saúde – na verdade, ela acelerou. O que suscita a pergunta: como priorizamos as atividades corretas de negócios e de TI em tempos sem precedentes?

Primeiro, devemos agir reconhecendo três realidades críticas:

A turbulência oferece oportunidades para inovação. De fato, o Boston Consulting Group ressalta que, em tempos de recessão ou desaceleração econômica, “14% das empresas superam tanto histórica quanto competitivamente porque investem em novas áreas de crescimento”. Mas aproveitar ao máximo essa oportunidade significa adotar uma abordagem do cliente em primeiro lugar, e não aderir a velhas estratégias e visões para o futuro. Encontre as soluções que permitem responder de forma ágil e proativa a novos desafios e invista neles de acordo.

Seu plano de dois anos agora é de três meses. É frustrante ter uma estratégia corporativa de dois anos cuidadosamente considerada prejudicada por eventos sem precedentes, mas quanto mais tempo você passa fixado no passado, menos tempo tem para enfrentar os desafios que tem hoje. Coloque sua visão de longo prazo em segundo plano e concentre-se nos desafios atuais. Coloque os pés no chão para enfrentar seus problemas mais prementes em corridas de duas semanas. Isso não apenas permitirá que você se mova mais rapidamente, mas se estiver gastando tempo com o problema errado, poderá girar facilmente se não estiver vendo resultados imediatamente.

Capacite seu pessoal a se adaptar. Seja criativo sobre a realocação de recursos para acelerar sua nova trajetória, mas comunique isso à sua equipe para que eles entendam as mudanças. Incentive-os a identificar novas maneiras de acelerar a solução das necessidades da empresa hoje, mesmo que ela esteja fora do escopo de sua descrição original do trabalho. Embora alguns possam achar isso desconcertante inicialmente, sua equipe sem dúvida entende que estamos lidando com um novo tipo de normal.

Desenvolva uma abordagem detalhada para gerenciar a TI e seus negócios

Não haverá falta de desafios para os líderes de TI e de negócios nos próximos meses. E embora reconhecer essas três novas realidades seja um bom começo, as equipes precisarão de muito mais suporte em termos da experiência do aplicativo para colher os benefícios da perspectiva de negócios. Encontrar as ferramentas e soluções que permitem que você se aproxime de seus usuários é apenas o começo de se antecipar a essa curva. Além disso, as empresas precisam obter acesso a dados que as ajudem a tomar decisões de maneira proativa para ajudar a proteger seus negócios contra os desafios atuais, enquanto os preparam para o caminho a seguir.

Por Marco Coulter | Appdynamics

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