6 maneiras que o gerenciamento de desempenho de aplicativos influencia a cultura para obter sucesso nos negócios

O impacto do APM é fortemente medido pela profundidade do entendimento que gera nos ambientes de TI. No entanto, também oferece outros benefícios valiosos.

Não há dúvida de que a transformação digital está alimentando a demanda por gerenciamento de desempenho de aplicativos (APM). A adoção da nuvem, a mudança rápida e a implantação de novas tecnologias são os pilares da transição, assim como uma mudança de foco para aplicativos, desenvolvedores e, finalmente, a melhoria da experiência do cliente.

Mas como isso se traduz em sucesso nos negócios?

APM: Entregando valor inesperado

O impacto do APM é fortemente medido pela profundidade do entendimento que gera nos ambientes de TI. No entanto, também oferece outros benefícios valiosos. Ressaltamos aos nossos clientes que, ao implementar o APM, eles não devem ignorar seu papel como ferramenta estratégica – ajudando a construir uma organização de alto desempenho e a promover uma cultura para um melhor sucesso nos negócios.

Aqui estão seis maneiras pelas quais acredito que o APM capacitará sua organização a fazer uma mudança cultural progressiva.

1. Aproveite seu próprio soro da verdade

Pela primeira vez, o APM permite que você prove o que está acontecendo no seu ambiente. Sem conjecturas, sem suposições, apenas fatos simples.

E quando equipes e partes interessadas estão lidando com fatos, são tomadas as melhores decisões mais rapidamente – seja identificando onde existem problemas de serviço, determinando quais sistemas precisam de atenção ou mesmo determinando onde modernizar primeiro. Além disso, quando as pessoas confiam nas informações, a tomada de decisões se torna menos complicada e as equipes se sentem mais capazes de ultrapassar fronteiras e abrir novos caminhos. Porém, a obtenção dos fatos só é possível usando um único conjunto de ferramentas de ponta a ponta, como o AppDynamics.

2. Pensamento unido reduz riscos

Recentemente, vimos um cliente perder um contrato significativo porque seu serviço final não estava sendo executado nos níveis de serviço com os quais se comprometeram. Após várias penalidades, o contrato acabou sendo rescindido. Após alguma exploração em seus sistemas com a ajuda do conjunto de ferramentas AppDynamics, ficou claro que os níveis de serviço comprometidos eram ambiciosos demais. No entanto, uma desconexão entre a TI e os negócios (nesse caso, vendas) levou a uma situação em que um grupo assumiu um compromisso em nome da empresa que carregava sérias implicações nos negócios, sem nenhuma evidência para sugerir que era viável ou comercialmente prudente.

Este é um exemplo sério de como, se usado mais cedo, o APM poderia ter ajudado a empresa a gerenciar os riscos de maneira diferente. É importante ressaltar que isso teria revelado suas normas de desempenho, potencialmente permitindo negociar diferentes termos do contrato, fazer alterações para melhorar sua oferta ou até mesmo ter uma visão diferente da oportunidade.

3. Aproxime as equipes de TI e de negócios

O APM gera uma visão detalhada da infraestrutura e da experiência em serviços. Como mencionei, isso ajuda o fluxo de informações, mas também apoia uma maior colaboração e cultiva a confiança entre as equipes quando é valorizada, e não temida.

A responsabilidade pelo sucesso ou falha de uma experiência do cliente não deve residir apenas na TI – mas deve abranger equipes de desenvolvimento, operações de TI e negócios. Graças a ferramentas como o Business iQ, o monitoramento no nível do código pode ser transformado em insights imediatos, claros e acionáveis, correlacionando o desempenho do aplicativo com a experiência do usuário e os resultados do negócio. Isso ajuda a eliminar os silos tradicionais e possibilita melhor uma colaboração multifuncional e um sentimento de responsabilidade compartilhada pela solução desde o início.

4. Tenha confiança para avançar mais rápido

“Inovação” é a palavra de ordem para todas as empresas hoje. Como as ofertas podem ser aprimoradas ou novas oportunidades capturadas? É a razão pela qual o DevOps está se tornando popular – as organizações querem a liberdade de lançar atualizações de software mais rapidamente e criar aplicativos personalizados criados para esse fim. O processo de teste e desenvolvimento de depuração de código e a preparação de aplicativos para a produção leva tempo e é frequentemente visto como uma arte obscura.

Usando o APM, os aplicativos podem ser testados e corrigidos quando os problemas são identificados, e não na hipótese. Por sua vez, isso cria maior qualidade no processo de desenvolvimento, reduz as despesas gerais de depuração, aumenta a velocidade de liberação e libera recursos para ainda mais inovações. No mundo do DevOps, a Entrega Contínua é o fim do jogo. O APM leva você até lá mais rápido.

5. Faça planos digitais mais inteligentes

Segundo a McKinsey, os líderes digitais gastam mais tempo planejando o futuro e uma estratégia para alcançá-lo.

No entanto, o planejamento é tão bom quanto as entradas de informações que o orientam. Sem saber quais sistemas não estão funcionando, quais serviços são desafiados e o impacto que eles têm na experiência do cliente, como podem ser feitos planos realistas?

Os comentários do APM ajudam a esclarecer as deficiências do aplicativo, as diferenças entre o desempenho local e na nuvem pública e se as cargas de trabalho seriam mais bem suportadas em infraestrutura alternativa – ingredientes essenciais para o bom planejamento digital. A transformação é arriscada e tem potencial para se prolongar. O APM empilha as probabilidades a seu favor e fornece informações para garantir que a transformação digital ocorra com o menor número possível de etapas.

6. Gerenciar proativamente a experiência do cliente

Seu cliente pode ter apenas uma experiência ruim para deixá-lo, por isso é importante manter-se à frente deles e entender adequadamente a qualidade do serviço que está recebendo. Além disso, o APM ajuda a entender quando as coisas não estão certas e oferece a oportunidade de envolver o cliente mais cedo. O engajamento é uma das melhores maneiras de interferir e enfrentar qualquer reclamação que possa surgir. O APM lhe dá tempo para fazer isso antes que as coisas se tornem críticas.

O sucesso depende da ambição combinada com bons planos e ótima execução. Portanto, é lógico que o APM está desempenhando um papel crítico em ajudar as empresas, além a montar arquiteturas de TI de próxima geração – e entender os complexos ecossistemas emergentes ao nosso redor para apoiar continuamente os resultados dos negócios.

Por Dimitri Rodokanakis | Appdynamics

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