Por onde iniciar a transformação digital de sua operação logística

Genivaldo Araújo, CEO da 3CON

Nas últimas décadas, a tecnologia revolucionou o setor logístico, permitindo uma gestão mais rápida e precisa das operações de compra, armazenagem e distribuição. Desde blockchain, drones, veículos autônomos, internet das coisas, inteligência artificial, muitas são as tecnologias e as possibilidades. 

Por exemplo, a Inteligência Artificial é capaz de analisar grandes quantidades de dados em tempo real, identificando padrões e tendências. Essa análise permite otimizar as rotas de entrega, prever a demanda futura e melhorar o planejamento das atividades logísticas.

Já os drones podem entregar encomendas em áreas remotas ou congestionadas, acelerando significativamente os prazos. Enquanto isso, os veículos autônomos reduzem custos e melhoram a segurança do transporte rodoviário. Essas tecnologias estão mudando o próprio conceito de entrega e melhorando drasticamente a experiência do cliente.

Essas são algumas das mais avançadas tendências tecnológicas que têm revolucionado a logística, mas para chegar a esse patamar é preciso iniciar a transformação digital dos negócios do setor. Muitos são os que ainda têm seus processos baseados em papel ou apenas em planilhas Excel. 

Um bom começo nessa jornada digital é automatizar o rastreamento ou tracking, em inglês. Gerenciando os recursos de campo, adotando um painel de gestão que lhe dê uma visão do que se passa da porta para fora e se antecipando aos problemas antes que eles afetem toda a cadeia de suprimentos, já será uma evolução e tanto. E isso é mais fácil do que se pensa.

E por que é tão importante começar pelo rastreamento? Porque ninguém pode ter certeza de que o caminhão, a carga e o motorista que saem do centro de distribuição chegarão ao seu destino sem nenhum incidente. Com uma solução de tracking isso é possível. As boas soluções reúnem geolocalização, gestão de equipe, recursos para automação de formulários, pesquisa de satisfação com usuários, entre outros recursos.

O mais indicado é que seja um aplicativo mobile pela própria natureza da operação e que através de um smartphone o gestor tenha o controle de todas as atividades. Por meio desses aplicativos, por exemplo, é possível checar a localização de seus recursos de campo em tempo real no mapa da cidade, estado ou país. Também pode acompanhar o status de cada tarefa designada para aquele dia, além da avaliação do serviço.

Além da visão holística do que acontece em campo, esses sistemas emitem alertas para situações que demandem uma ação do gestor, seja para auxiliar um colaborador externo, ajustar agendas em função de mudanças de última hora advindas do cliente, ou ainda eventos inesperados.

Com essa tecnologia, as equipes podem otimizar as rotas, reorganizar os serviços, atribuir novas tarefas para os que estão fora. Toda a papelada é substituída por trabalho online intuitivo, possibilitando economias consideráveis, seja em despesas gerais ou recursos humanos. Com poucos cliques o técnico de campo preenche relatórios e envia feedbacks importantes sobre o que está acontecendo na rua. 

Também é possível resolver muitos problemas que as empresas de logística enfrentam na entrega de produtos. Através de recursos denominados ETA (Estimated Time Arrived), o cliente recebe uma notificação (SMS) com a identificação do colaborador, sua localização atual e o tempo estimado de chegada, realizando um monitoramento minuto a minuto. Entre os benefícios deste recurso está a segurança do cliente, que receberá a foto do prestador de serviços e poderá conferir se a pessoa que vai entrar em sua casa é mesmo um funcionário da empresa que contratou. 

A dica de aplicativo nessa direção é o OfficeTrack, desenvolvido pela empresa israelense OfficeCore e comercializado no Brasil com exclusividade pela 3CON e seus canais. Além de tudo isso, ele é capaz de realizar uma pesquisa de satisfação com os clientes de forma automática assim que o técnico deixa a residência ou com qualquer serviço executado. E ainda pode auxiliar na logística reversa.

Negócios médios e pequenos podem experimentar uma importante revolução digital com aplicativos dessa natureza sem ter que fazer grandes investimentos ou engessar toda a empresa com implementações intermináveis.

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