Casos de Sucesso: Empresa da área têxtil

Empresa da área têxtil adota OfficeTrack como ferramenta de gestão de compliance e auditoria de fornecedores

Detentora das marcas famosas, empresa usa aplicativo para agilizar e garantir as melhores práticas em seu processo produtivo A indústria têxtil e de confecção tem quase 200 anos no Brasil. São cerca de 30 mil empresas que empregam mais de 1,5 milhão de trabalhadores, produzem perto de 6 bilhões de peças e faturam US$ 45 bilhões anuais. Para que o setor continue se desenvolvendo e despontando no cenário internacional existe um trabalho e um esforço integrado para a consolidação das melhores práticas na cadeia de fornecimento.

Slot Ovo

Uma das mais conhecidas empresas do ramo têxtil, por exemplo, escolheu o aplicativo israelense OfficeTrack para ajudar a rastrear e auditar seu processo produtivo. Com mais de 60 lojas por todo o Brasil e cerca de 100 fornecedores, a auditoria e o rastreamento de suas peças é missão crítica para o negócio, A empresa criou uma área de Compliance que conta hoje com sete colaboradores que passam quase 100% do tempo auditando fornecedores e rastreando suas peças. O objetivo principal é monitorar e saber exatamente como e onde são montadas as peças vendidas em suas lojas, tendo em vista a sustentabilidade, isto é, cuidados com meio ambiente, condições dignas de trabalho, combate à informalidade e garantir que estas empresas cumpram leis e normas trabalhistas. Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Slot Gacor Inicialmente, as auditorias eram gerenciadas por meio de planilhas Excel e com relatórios em Word, mas rapidamente o time de Compliance percebeu a necessidade de automatizar, ao máximo, os processos para dar conta da rastreabilidade de quase 200 mil peças/mês. O desejo de todos era ter um sistema que ajudasse no controle e automação do trabalho externo dos auditores. Antes da adoção do aplicativo, os auditores iam até os fornecedores através da carteira de pedidos e em uma data em que as peças já estivessem em produção. Nessas visitas, verificavam o processo e seguiam até os terceiros, que são as empresas subcontratadas que fazem outras etapas do processo produtivo. Após a contagem das peças e toda a auditoria, era a hora de documentar tudo e, na maioria das vezes, os auditores levavam um dia e meio para concluir relatórios de três visitas.

De três horas para seis minutos

Com cerca de 100 fornecedores e uma média de 460 subcontratados, o processo manual e presencial carecia de uma transformação digital urgente. Foi quando o gerente de TI da empresa, conheceu e indicou o OfficeTrack, um aplicativo mobile de gestão de recursos externos da empresa israelense OfficeCore, distribuído no Brasil com exclusividade pela 3CON.

Após a escolha da ferramenta e de vários testes para adequação ao processo de auditoria, a aprovação dos auditores foi unânime. A reação é compreensível. Com o OfficeTrack, eles passaram a gastar apenas 6 minutos para preencher, com alguns cliques, um relatório detalhado. Agora, os auditores saem da empresa com todos os pedidos lançados no aplicativo. Ele chega no fornecedor, faz a rastreabilidade, conta e verifica as peças e, ao final da visita, o relatório está pronto.

Outro ponto a ser destacado é que os fornecedores da empresa alimentam o OfficeTrack com todas as informações da produção, incluindo a etapa em que se encontram e onde e quantas peças estão em cada subcontratado, desenhando assim um mapa cristalino dos pedidos. Graças a isso, os auditores podem ir diretamente até os subcontratados de forma que consigam constatar a realidade do processo produtivo.

Os executivos da empresa reconhecem que foi preciso investir na criação de uma cultura de boas práticas e de transparência. Inicialmente, foi difícil fazer com que os parceiros atualizassem o sistema diariamente, mas isso evoluiu muito. Cada novo fornecedor cadastrado é avisado sobre a necessidade da rastreabilidade e que eles serão responsáveis pelos seus subcontratados.

Controle do que acontece em campo

Outra grande vantagem que o OfficeTrack trouxe para a empresa foi o controle das atividades externas. Os auditores de rastreabilidade, por exemplo, estão o tempo todo fora do escritório e era impossível precisar sua localização. Agora, é possível saber claramente onde as pessoas estão, se a agenda foi cumprida, se tiveram problemas e assim por diante. Esse controle é necessário para uma boa gestão dos recursos de campo para cobrir toda a gama de fornecedores e seus subcontratados.

Os executivos da área de compliance destacam a facilidade de uso do aplicativo. De acordo com eles, o OfficeTrack é extremamente amigável e qualquer pessoa que tenha o mínimo de entendimento do uso de um smartphone consegue utilizá-lo.

Mais do que auditar, esta grande empresa têxtil trabalha semeando uma nova realidade dentro do seu ecossistema produtivo: treinar, formar e apoiar os fornecedores. A cada indicação de um novo parceiro de produção, a área de Compliace vai até ele, faz uma auditoria inicial em que levanta tudo o que não está em conformidade e deixam claro que ele será muito bem-vindo e importante, mas que é necessário que se adapte, que se comprometa, que se profissionalize ao máximo e adeque seus processos. E nesse caminho, podem contar com o OfficeTrack para padronizar e uniformizar os processos.

Quer ver mais cases de sucesso do OfficeTrack?