Tokio Marine escolhe AppDynamics como solução de monitoramento de aplicações para apoiar sistemas de missão crítica

A Tokio Marine Seguradora, subsidiária do mais antigo conglomerado securitário japonês e uma das maiores do Brasil, escolheu a AppDynamics como solução de gerenciamento de desempenho de aplicações (APM) para garantir alta disponibilidade a todos os seus sistemas e operações de missão crítica. O objetivo é detectar problemas de indisponibilidade em suas plataformas digitais antes mesmo que eles afetem seus negócios. “O projeto foi primordial para garantir a excelência no serviço prestado aos nossos parceiros de negócios e clientes”, disse Adilson Lavrador, diretor de Operações e Tecnologia da Tokio Marine. 

O diretor afirma que apesar do pouco tempo da implantação já vem colhendo os frutos. “O que mais melhorou com essa implementação foram os ganhos de assertividade e agilidade na detecção de problemas e indisponibilidades”, comemora. “Agora estamos atendendo aos altos padrões de qualidade no serviço prestado a todo nosso ecossistema de negócios”.

As soluções da AppDynamics são distribuídas no Brasil pela 3CON, consultoria brasileira de TI. Seu módulo de Application Performance Management (APM) fornece gerenciamento de aplicações complexas e distribuídas. Monitora cada transação, mas de forma a capturar apenas os detalhes das transações anômalas até ao nível de código; e garante a identificação do problema e a resolução rápida para proporcionar uma experiência de usuário cada vez melhor. Faz o discovey automático da aplicação e interdependências e é capaz de rastrear transações-chave de negócios com base no comportamento do aplicativo em produção. E abrange todas as linguagens de programação, incluindo Java, .NET, Node.js, PHP, Python, C e C ++, entre outras.

Desafios enfrentados

A Tokio Marine, que investe aproximadamente R$ 100 milhões por ano na área de TI para colocar à disposição do mercado um amplo leque de soluções para clientes PF e PJ, precisa manter seus sistemas sempre disponíveis e com bom índice de tempo de resposta para consultas de parceiros e clientes. Com um time de 1700 colaboradores e com 72 unidades de negócios espalhadas por várias regiões do país, os sistemas que operam remotamente e online são essenciais na cadeia de negócios e se espera deles funcionalidade plena.

“Temos um ambiente complexo, o que dificulta o monitoramento e a identificação de problemas.  Como agilidade e alta disponibilidade são vitais para nossa operação, precisávamos de uma solução mais robusta que pudesse substituir satisfatoriamente nossos recursos internos de monitoramento”, descreveu. Ele explica que, apesar de funcional, o sistema de monitoramento anterior não proporcionava à empresa a agilidade necessária para que a área de TI identificasse os problemas causadores de indisponibilidades.

Adilson Lavrador conta que avaliaram algumas soluções de mercado, fizeram provas de conceito, e a tecnologia que mais se mostrou aderente às necessidades da seguradora foi a da AppDynamics. “Os pontos que nos ajudaram a decidir foram o preço da solução, a facilidade de instalação, a baixa necessidade de suporte e o fato da AppDynamics cobrir todos os nossos requisitos atuais de monitoramento”, elencou.

Com o apoio da 3CON, consultoria parceira que já prestava serviços para a Tokio Marine, o AppDynamics foi implantado em cerca de dois meses e hoje monitora os ambientes que suportam os sistemas críticos de cotação, portais, sinistros e emissão. “Em pouco tempo começamos a colher os primeiros frutos: alto nível de satisfação dos usuários, agilidade, qualidade de entrega e alta disponibilidade”, reconhece o diretor. E finaliza: “O papel da consultoria foi muito importante. Recebemos o suporte necessário em todas as etapas, desde a prova de conceito, avaliação e implantação. A confiança nos profissionais da 3CON, que têm muito tempo no mercado, também foi fundamental em toda a condução do projeto”.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Entre em contato