Varejo

Varejo

Através da metodologia Design Thinking, entendemos os maiores desafios enfrentados
pelo segmento de varejo, gerando soluções customizadas para o seu negócio.

Descrevemos abaixo os principais desafios nos quais apoiamos a sua empresa:

Através da metodologia Design Thinking, entendemos os maiores desafios enfrentados
pelo segmento de varejo, gerando soluções customizadas para o seu negócio.

Descrevemos abaixo os principais desafios nos quais apoiamos a sua empresa:

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Indisponibilidade de Frente de Caixa

A falta de visibilidade dos PDVs (checkouts) inoperantes pelo responsável pela gestão retarda as ações corretivas de manutenção.
  • Fila nos caixas gera transtornos com os clientes;
  • Perda de vendas;
  • Abandono de carinhos;
  • Cliente migrando para os concorrentes.

Uma central de monitoramento que atua de forma integrada e centralizada, visualizando as operações dos PDVs (checkouts) e controlando as equipes de campo na solução dos incidentes registrados, as operações corretivas e preventivas tornam-se mais eficientes e efetivas, mantendo bons níveis de operacionalidade nos PDVs (checkouts).

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  • Satisfação dos clientes;
  • Crescimento nas vendas;
  • Efetividade das ofertas anunciadas;
  • Experiência positiva. 

Lentidão no processo de venda

A sensação de demora sentida pelos clientes nos PDVs (checkouts). Diversos problemas podem estar causando essa lentidão, desde a demora no registro dos produtos, na autorização da forma de pagamento, no registro fiscal e até mesmo na liberação do caixa para o próximo cliente.
  • Fila nos caixas gera transtornos com os clientes;
  • Perda de vendas;
  • Abandono de carinhos;
  • Cliente migrando para os concorrentes.

Com o mapeamento dos processos de venda são geradas métricas que associadas às medições dos PDVs (checkouts) que são integradas em uma central de monitoramento centralizada, atuam de forma preventiva na sinalização de lentidão das operações dos PDVs (checkouts), registrando os incidentes para atuação das equipes de manutenção internas e de campo, mantendo bons níveis de operacionalidade na frente de caixa.

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  • Satisfação dos clientes;
  • Diminuição das filas nos caixas;
  • Crescimento nas vendas;
  • Maior eficiência na frente de caixa.

Ruptura abastecedora

Atrasos no fluxo de abastecimento das lojas causa falta de produtos na prateleira (gondola). Diversos fatores podem causar a falta de produtos: falha na solicitação de abastecimento (pedido); desabastecimento do fornecedor ou do centro de distribuição até a ruptura de exposição (não abastecimento das gondolas).
  • Perda de vendas;
  • Cliente migrando para os concorrentes.

Controle centralizado e integrado do fluxo de mercadoria (entradas e saídas), rastreando as solicitações de abastecimento (pedidos) desde a emissão a entrega da mercadoria na loja; acompanhamento do fluxo de vendas e checagem da disponibilidade dos produtos nas prateleiras (gondolas).

Reduza rupturas. Previna perdas. Aumente a produtividade.   

Padronize a operação na loja. Engaje a sua equipe.

Kairos Store é um sistema de gestão de execução de tarefas operacionais da equipe, que monitora em tempo real as ações necessárias na loja, de forma automática.

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  • Efetividade das ofertas anunciadas;
  • Satisfação dos clientes;
  • Crescimento nas vendas.

Divergência na precificação

As diferenças entre o valor anunciado e o registro do preço nos PDVs (checkouts) para o cliente. No varejo o fluxo da precificação se inicia na concepção do preço na área comercial, transaciona por diversas áreas e sistemas até sua atualização na frente de caixa e ser sinalizada na mídia, folhetos, cartazes e etiquetas, falhas neste processo causam divergências entre os meios de comunicação e o preço na frente de caixa.

  • Perde de credibilidade nos preços ofertados, gera transtornos com os clientes;
  • Perda de vendas;
  • Abandono de carinhos;
  • Cliente migrando para os concorrentes;
  • Experiência ruim fica marcada no cliente. 

Implantação de etiquetas eletrônicas com controle no processo de precificação das lojas. 

Etiquetas Eletrônicas ou ESL (Electronic Shelf Labels) são dispositivos eletrônicos para visualização de preços e outras informações com capacidade de comunicação, permitindo atualização simultânea dos dados com demais sistemas.

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  • Efetividade das ofertas anunciadas;
  • Satisfação dos clientes;
  • Crescimento nas vendas.

Custo elevado na manutenção e sustentação de sistemas

Equilibrar o menor custo e a eficiência na manutenção e sustentação dos sistemas é uma tarefa difícil. É uma necessidade constante reduzir os custos operacionais de manutenção de sustentação dos sistemas, sem diminuição da eficiência nos controles e atuação das equipes internas e externas.
  • Diminuição de custos reduzindo a eficiência;
  • Aumento no tempo para o atendimento dos incidentes;
  • Incidentes não solucionados com insatisfação de clientes nas lojas;
  • Perda de vendas;
  • Cliente migrando para os concorrentes.

Equipes de manutenção e sustentação terceirizadas eficientes e uma central de monitoramento que atua de forma integrada e centralizada, rastreando a atuação das equipes de campo na solução dos incidentes registrados, as operações corretivas e preventivas tornam-se mais eficientes e efetivas.

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  • Maior eficiência do atendimento dos incidentes de frente de caixa;
  • Redução nos custos de manutenção da frente de caixa;
  • Satisfação dos clientes;
  • Diminuição das filas nos caixas;
  • Crescimento nas vendas.

Dificuldade na análise dos hábitos de consumo

Sem informações corretas sobre os hábitos de consumo dos clientes, as ofertas e promoções não atingem o retorno planejado.
O varejista criam ofertas e promoções com intuito de aumento de vendas, para ofertar estes itens são realizadas negociações com os fornecedores adquirindo volume maior de mercadoria ou utilizando as bonificações, portanto existe um investimento que nos casos das metas planejadas de venda não atinjam a expectativa será convertido em perda de lucratividade.

  • Ofertas e promoções não atrativas aos clientes;
  • Perda de lucratividade
  • Perda de vendas;
  • Cliente migrando para os concorrentes.

Integração de todas as informações de perfil do cliente e habito de consumo para uma visão de 360 graus e gerenciamento de todos os canais de varejo, incluindo na loja, celular e on-line em uma plataforma abrangente de gerenciamento, permitindo o balizamento da precificação (ofertas e promoções) direcionada de forma a atrair o publico alvo em formato eficaz e eficiente.

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  • Visão de mudança de comportamento e preferências dos clientes;
  • Identificação dos clientes mais representativos;
  • Direcionamento assertivo de ofertas e promoções;
  • Mais lucratividade nas ações de venda;
  • Clientes mais satisfeitos;
  • Crescimento nas vendas.

Adequação a mobilidade - Mundo Digital

Para se manter competitivo é necessário se adequar as solicitações dos consumidores, o varejo digital será o canal que mais irá crescer nos próximos anos, aplicativos com fidelização de clientes, programa de pontos com benefícios e brindes, ofertas personalizadas aos hábitos de consumo fazem parte da evolução tecnológica que o consumidor espera do varejista.
  • Consumidor com avaliação negativa de empresa ultrapassada;
  • Perda de vendas;
  • Cliente migrando para os concorrentes.

A utilização de uma plataforma abrangente de gerenciamento de varejo que permite aos usuários alavancar todas as informações de perfil do cliente para uma visão de 360 graus e gerenciamento de todos os canais de varejo, incluindo a loja, site e aplicativo mobile.

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  • Consumidor com avaliação positiva de empresa inovadora;
  • Conexão direta e constante com o consumidor;
  • Analise da curva de consumo e de perfil do cliente;
  • Direcionamento assertivo de ofertas e promoções;
  • Fidelização dos clientes;
  • Satisfação dos clientes;
  • Crescimento nas vendas.

E-commerce com Mobile

O e-commerce precisa possuir aplicativos mobile com navegação ágil e intuitiva para atrair os consumidores que estão cada vez mais exigentes e ávidos por inovação tecnologia.
A utilização de aplicativos mobile no comércio eletrônico deve mais que dobrar a participação nas vendas do varejo nos próximos anos, com base nestas estimativas o varejista tem que atender as indicações do mercado para o crescimento das vendas.

  • Perda de vendas;
  • Cliente migrando para os concorrentes.

O modelo mais tradicional de comercio eletrônico foi implantado em sites, as primeiras gerações de aplicativos mobile foram desenvolvido com o mesmo design, a nova geração de aplicativos busca utilizar os recursos mais ricos dos smartphones diferenciados dos sites, tornam estes aplicativos mais atrativos para os consumidores.

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  • Crescimento nas vendas;
  • Satisfação dos clientes.

Omnichannel

Os clientes querem poder comprar produtos em lojas virtuais com disponibilidade de recebimento nas lojas físicas, para isso a necessidade de integração entre modelos de negocio diferentes.
Para a maior parte dos varejistas o comercio eletrônico nasceu depois das lojas físicas e tem politicas de gestão, comissionamento, logística e mídias independentes, este modelo dificulta a integração das vendas entre canais.

  • Consumidor com avaliação negativa de empresa ultrapassada;
  • Perda de vendas;
  • Cliente migrando para os concorrentes.

Implantação do conceito de Ominchannel com Integração da gestão das lojas virtuais e físicas, com visão única de estoque, logística, precificação e mídias, com uma plataforma abrangente de gerenciamento de varejo que permite aos usuários alavancar todas as informações de perfil do cliente para uma visão de 360 graus e gerenciamento de todos os canais de varejo, incluindo na loja, celular e on-line.

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  • Consumidor com avaliação positiva de empresa inovadora;
  • Melhoria da imagem da empresa perante os clientes;
  • Conexão direta e constante com o consumidor;
  • Crescimento nas vendas;
  • Mais clientes fidelizados.

Fraude - Desvios, Furtos e Quebras

As fraudes – desvios, roubos e quebra (descartes de produtos sem condições de venda) reduz a margem dos varejistas tornados menos competitivos.
A dificuldade na identificação das fraudes vem da desatualização do desenho dos processos para mapeamento dos pontos de falha.

  • Aumento de custos operacionais e logísticos;
  • Diminuição das margens de lucratividade;
  • Falta de competitividade;
  • Produtos mais caros;
  • Perda de vendas;
  • Cliente migrando para os concorrentes.

Realização de levantamento dos processos internos de abastecimento, estocagem e venda, analise de pontos de falha, implantação de controles para evitar as fraudes.

A nossa solução 3X Security é capaz de alertar contra-ataques, Rastreabilidade – LEM (Logins Events Management) – Gerência e exportação de eventos de autenticação, ligando os logins ao IP de origem, dar alertas em tempo real, com visualização automática da sessão envolvida no evento; relacionamento gráfico de qualquer informação extraída dos fluxos monitorados.

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  • Melhoria da rentabilidade;
  • Preços mais competitivos;
  • Satisfação dos clientes;
  • Crescimento nas vendas.

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