Utilities

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Através da metodologia Design Thinking, entendemos os maiores desafios enfrentados
pelo segmento de utilities, gerando soluções customizadas para o seu negócio.

Descrevemos abaixo os principais desafios nos quais apoiamos a sua empresa:

Através da metodologia Design Thinking, entendemos os maiores desafios enfrentados
pelo segmento de utilities, gerando soluções customizadas para o seu negócio.

Descrevemos abaixo os principais desafios nos quais apoiamos a sua empresa:

Precisa de algum projeto especial? Entre em contato conosco!

Problemas de serviço de campo

  • Suas equipes estão devidamente escaladas (dimensionadas e disponíveis) em todas regionais?
  • Todos os colaboradores estão com as NR’s e EPI’s válidas?
  •  Todas as viaturas estão operacionais e devidamente equipadas?
  • Todos os equipamentos estão dentro do prazo de aferição?
  • Os insumos foram devidamente embarcados?

Se tudo isso estiver sobre controle:

  • Como garantir que as tarefas e rotas de execução são as melhores em custo e tempo?
  • Como ter certeza que todas as OS’s foram devidamente realizadas?
  • Como garantir que funcionários e terceiros estão seguindo as regras de segurança utilizando os EPI’s e processo corretos?
  • Como evitar visitas improdutivas?
  • Como ter o retorno do consumidor sobre o serviço prestado?
  • Como controlar a quantidade e identificação dos ativos utilizados?
  • Baixa produtividade;
  • Prejuízos financeiros;
  • Não cumprimento de SLA’s, multas e desgaste da imagem da empresa;
  • Acidentes com afastamentos temporários ou definitivos por invalidez;
  • Perdas operacionais em deslocamentos e horas trabalhadas devido a problemas de logradouro, desencontro com o consumidor ou falta de material;
  • Instalações fora dos padrões;
  • Desvio de material;
  • Falta de indicadores para geração predição de ocorrências.

Implantação do Workforce Management para:

  • Distribuição das OS’s por perfil técnico, tipo de viatura e roteirização por localização geográfica reduzindo as distâncias percorridas e explorando melhor a capacidade das equipes;
  • Formulários e OS’s digitais só preenchível dentro das coordenadas enviadas e fotos em tempo real. Também com a opção de preenchimento offline em zonas de sombra com envio automático quando ocorre a reconexão;
  • Monitoramento de rotas em tempo real com possibilidade de inclusão de serviços emergências (Web e Mobile);
  • Catalogo de equipamentos e ativos por viatura;
  • ETA (estimated time arrive, similar ao UBER), com esta função é possível enviar mensagem para o consumidor via SMS informando que o horário da chegada da equipe e a identificação dos colaboradores. Possibilitando ao consumidor reagendar a visita caso esteja ausente pelo próprio celular evitando assim o deslocamento e o contato com o callcenter para reagendamento;
  • SURVEY (pesquisa de qualidade) assim que a equipe se afasta do local do serviço o cliente pode receber um link que aponta para um questionário de satisfação;
  • Inventário de insumos na saída dos veículos de serviço e preparo de Kits no estoque;
  • Gestão da entrega e substituição de ativos que precisam de aferição periódica e substituição de EPI’s vencidos. Também viável a utilização de RFID para maior agilidade;
  • Gestão de frotas, controle da manutenção preventiva, abastecimento, registro de avarias e evidenciamento de manutenções e condutores.

Clique aqui e conheça a nossa solução de Work Force Managment.

 

Escalation Grid para:

  • Escalamento de todas OS’s que saíram fora do horário de atendimento ou não foram encerradas com sucesso.

Clique aqui e conheça a nossa solução Escalation Grid.

 

Implantação de RFID para:

  • Controle de substituição de equipamentos de segurança e ferramental de trabalho sujeitos a validade ou aferição;
  • Agilização dos inventários das viaturas sendo possível controlar componentes de maior custo como pneus, baterias, etc.
  • Aumento na produtividade;
  • Redução de custos tanto pela otimização de rotas quanto por evitar visitas improdutivas tanto por cliente ausente como falta de insumos;
  • Padronização/estruturação das informações com a respectiva melhora de indicadores técnicos e comerciais;
  • Redução de horas extras;
  • Controle de abastecimento detalhado sem necessidade de convenio com cartões de benefício;
  • Melhoria da segurança das operações evidenciando a utilização dos equipamentos de segurança, validade das NR’s e processos adequados;
  • Envio e recebimento de OS’s emergenciais em tempo real com possibilidade de rearranjo e redistribuição das OS’s programadas.
  • Melhor interação com os consumidores.

Fraudes e vazamento de informação

Boa parte das fraudes sofridas pelas empresas de UTILITIES vem da execução de serviços realizados por empreiteiras. Tanto na Manutenção de Instalações externas e internas (Antenas, subestações, geradores, linhas de transmissão, centrais de bombeamento, etc) como em OS’S como corte/religação de serviços, manutenção de iluminação pública, verificação de sinal etc.

  • Suas contratadas estão realmente fazendo as inspeções e manutenções preventivas em todos ativos?
  • Suas OS’s corretivas estão realmente sendo realizadas ? Dentro do prazo ?
  • Todos os serviços de zeladoria estão sendo executados ?
  • Você tem que enviar recursos para inspecionar, aprovar e constatar as manutenções e instalações?

Além disto os dados do seu negócio são um dos bens mais valiosos da sua empresa, novas ameaças internas e externas surgem todo dia em forma de invasão a bancos de dados, vazamento de cadastros e de informações estratégicas de mercado.
Com a entrada em vigor da nova norma de segurança da informação de 08 de Agosto de 2018 novas penalidades serão aplicadas no caso de vazamentos de dados privados dos seus consumidores, fornecedores e funcionários.

  • Indisponibilidade dos serviços, por exemplo a falha de um gerador ou nobreak pode causar interrupções nos serviços prestados;
  • Cobrança indevida de serviços de manutenção ou custos extras para auditoria dos serviços;
  • Multas e punições regulamentatórias;
  • Desgaste da imagem da empresa.

Para Serviços de campo:

  • Implantação do Work Force Management (OFFICETRACK) para :
    • Agendamento automático de inspeções e manutenções.(Scheduling)
    • Roteirização e monitoramento de rotas (Web e Mobile).
    • Formulários e OS’s digitais só preenchível dentro das coordenadas enviadas e fotos em tempo real. Também com a opção off-line em zonas de sombra com envio automático quando ocorre a reconexão.
    • Agendamento automático de visitas e manutenções preventivas.
    • Catalogo de serviços, insumos e ativos.(Pedidos)
    • Implantação de RFID para precisão e maior velocidade nos inventários.

Clique aqui e conheça a nossa solução de Work Force Managment.

 

Para vazamento de dados:

A Cymulate é uma plataforma de simulação de ataques cibernéticos que permite que você teste sua política de segurança tanto do ponto da estratégia como da implantação.

A plataforma centralizada da Cymulate permite simulação de testes de segurança através de vários vetores de ataque, como e-mail, navegação, rede interna (movimento lateral), phishing, data Exfiltration, WAF e SOC. Os ataques totalmente automatizados e diversificados permitem testes de segurança completos a qualquer momento, proporcionando às organizações uma melhor compreensão de sua postura de segurança e permitindo que eles melhorem continuamente. Ao eliminar os falsos positivos, a Cymulate fornece resultados precisos e acionáveis.

Clique aqui e conheça mais detalhes da solução Cymulate. 

  • Frequência das visitas e manutenções preventivas;
  • Redução de custos tanto pela otimização de rotas quanto por evitar deslocamentos de recursos próprios para validar/aprovar orçamentos e serviços executados;
  • Aumento na produtividade;
  • Redução do pagamento de serviços não realizados ou cobrados em desacordo;
  • Padronização das informações com a respectiva melhora de indicadores;
  • Redução de horas extras;
  • Melhoria da segurança das operações evidenciando a utilização dos equipamentos de segurança, validade das NR’s e processos adequados;
  • Melhor interação com as contratadas.

Interrupções e demora no reestabelecimento dos serviços

Cidades cada vez mais populosas, plataformas heterogêneas, redes aéreas, acidentes de transito, ocorrências meteorológicas, obras, quedas de arvores entre outros fatores criam desafios maiores para se manter a qualidades dos serviços. Com o histórico de dados estruturados de anos de ocorrências é possível trabalhar preventivamente em relação a ocorrências se antecipando as mesmas.
Porém o mais importante é monitorar de maneira centralizada, identificar e atuar imediatamente no reestabelecimento dos equipamentos, redes e serviços.

  • Multas contratuais no caso de interrupção de serviços a clientes corporativos como locação de geradores, subestações dedicadas, pacotes de dados coorporativos, etc;
  • Compensações financeiras pelo não cumprimento de indicadores;
  • Desgaste da imagem da empresa via mídia e redes sociais;
  • Perda de consumidores não cativos.
  • Implantação de sistema similar ao SCADA para monitoramento de equipamentos, incluindo contingencias, que não contam com este tipo de solução como NOBREAKS e geradores, com este tipo de solução trazendo assim uma visão total da rede em operação;
  • Implantação de ferramenta de gerenciamento de performance para apontamento imediato de falhas na monitoração ou na rede;
  • Implantação de solução de gerenciamento de eventos para o devido escalamento visando a devida divulgação de alertas de risco ou interrupção;
  • Utilização de BI preditivo para indicação de riscos de futuras falhas baseados em ocorrências anteriores.
  • Visão unificada do status de toda rede de maneira unificada;
  • Diminuição do tempo de detecção e tratamento de eventos;
  • Predição de riscos de falhas baseado em estatísticas de ocorrências anteriores considerando fabricantes, carga, condições climáticas, etc.

Falta de MO com capacitação / treinamento

A falta de mão de obra especializada gera impactos em todas as áreas, desde os serviços de campo até CODs/NOCs e analise de perdas e fraudes. O alto turnover dificulta a capacitação e o recrutamento interno. Com isto ondas de treinamento são constantes e boa parte do tempo e valores investidos não trazem o retorno desejado.
  • Turnos incompletos;
  • Áreas de recrutamento e treinamento super-dimensionadas;
  • Altos investimentos em qualificação;
  • Erros operacionais;
  • Desperdício de insumos;
  • Altos índices de acidente de trabalho.

Com nossa solução de Work Force Managment e possível criar de diversos checklists que procedimentam atividades manuais permitindo a inserção de tutoriais com imagens que podem ser consultados durante cada passo das atividades. Para cada checklist preenchido é gerado um relatório com fotos garantindo que as operações foram executadas corretamente sob o aspecto técnico e de segurança. Útil por exemplo para vistorias de medidores e instalações externas.

Clique aqui e conheça a nossa solução de Work Force Managment.

 

O Zoom permite tanto o treinamento em sessões do tipo webinar que podem ser também gravadas como vídeo conferences para eventual suporte a recursos que estejam em outra localidade.

  • A procedimentação dos processos apoiada por tutoriais e imagens diminui o tempo de capacitação e a posterior curva de aprendizado dos novos colaboradores;
  • A utilização de conferences e sessões gravadas favorece a adoção de treinamentos a distância reduzindo o tempo de deslocamento dos instrutores, dispensando a utilização de espaços dedicados e otimizando o tempo dos treinandos;
  • Maior rapidez na reposição de vagas em aberto utilizando nossa plataforma de hunting.

Custo Brasil

Nossas dimensões continentais, fusões de empresas, altos custos de passagens aéreas e hospedagem tornam reuniões em filiais, clientes e fornecedores grande ofensores a rentabilidade dos negócios.
Por outro lado, longas ligações interurbanas também são custosas e nem sempre tem a qualidade desejada.

  • Altos custos;
  • Riscos de atraso;
  • Estadia mais longa do que o necessário pela eventual falta de voos.

 O uso de vídeo conferences normalmente exige um alto investimento em equipamentos e a disponibilidade de salas de reunião. Nossa solução para vídeo conferences permite que o cliente abra várias salas vituais com até 99 participantes. Isto utilizando internet via notebooks, desktops e até celulares. Permitindo que cada um participe da sua estação de trabalho dispensando o uso de salas dedicadas mesmo se tratando de clientes e fornecedores.

Provemos uma solução de telefonia em Cloud que permite ligações em todo território nacional e mais 44 países sem custos da telefonia convencional. Sua empresa pode portar os números já existentes para a operadora Jive sem a necessidade da troca de número e o consequente problema de comunicação com clientes e parceiros de negócio.

  • Redução de custos de deslocamento e hospedagem;
  • Otimização do turno de trabalho;
  • Melhor qualidade na comunicação;
  • Redução de custos de telefonia.

Falta de integração - processos/sistemas

Falta de integração - processos/ sistemas

Sistemas técnicos e sistemas comerciais e ferramentas de monitoração nem sempre conversam entre si causando inconsistências entre cadastros e imprecisão de indicadores.
Legados e novos ERP’s mantem dados que precisam ser enxergados na integridade o que acaba gerando processos manuais de apuração baseados em EXCEL com os consequentes riscos de processo e confiabilidade.
Curtos prazos em auditorias externas assim como requerimentos judiciais geram gincanas para as áreas de sistemas na compilação dos dados e coleta de evidencias de ocorrências e atendimentos.

  • Multas e outras penalidades como ressarcimentos;
  • Prejuízo na revisão tarifária;
  • Prejuízo por falhas na apuração de custos;
  • Perda de ações judiciais.

Nossa Fábrica de Soluções tem experiência em processos de saneamento de dados, integração de sistemas construção de interfaces de sistemas, rotinas de carga robustas garantindo assim o sincronismo e qualidade dos cadastros assim como a criação de consultas e relatórios que compilam dados complementares que residem em sistemas e ambientes diferente.

Clique aqui e conheça mais detalhes da nossa Fábrica de Soluções. 

  • Geração automática de relatórios gerenciais e normativos evitando processos manuais de merge de dados provenientes de diferentes aplicações;
  • Precisão na apuração de índices e custos de produção e operação;
  • Atendimento dos prazos de auditorias e intimações judiciais ( ex: evidenciamento de inspeção de fraude a medidor ocorrida a 4 anos).

Sustentabilidade - rastreamento de insumos e resíduos

Insumos utilizados nas operações necessitam ser rastreados, o registro manual destas ações é sujeito a falhas e imprecisões. Atividades que envolvem resíduos tóxicos ou não biodegradáveis também requerem evidenciamento que os processos de descarte e reciclagem estão sendo realmente obedecidos.
A falta destes dados sobre o descarte de itens como pneus, transformadores, baterias e equipamentos eletrônicos podem gerar perdas com processos e desgaste da imagem da empresa. Um simples pneu com o logo da sua empresa pode gerar desgastes se encontrado num rio, como provar que ele foi entregue a uma empresa de reciclagem ou pertencia a um veículo roubado.
Inspeções feitas com a periodicidade definida nas regionais e estações remotas necessitam ser apuradas e rapidamente processadas. Além de gerar evidencias claras do que foi realizado.

  • Multas ambientais;
  • Desgaste da imagem da empresa;
  • Perda de licenças de funcionamento;
  • Vistorias falsamente executadas;
  • Falhas nos agendamentos das visitas causando atraso nas vistorias.

Implantação de formulários digitais para checklists e auditorias, planejamento de rotas e agendamento das visitas.

Rastreamento RFID para evidenciamento da movimentação dos resíduos e insumos.

  • Rastreabilidade evidenciada de modo digital e tempo real das ações preventivas e corretivas com coordenadas geográficas e fotos;
  • Dados coletados de maneira estruturada o que permite estudos posteriores sobre durabilidade e custo benefícios e melhor alimentação de ferramentas como bigdata;
  • Roteirização das inspeções reduzindo custos e tempo de deslocamento;
  • Agendamento das visitas de acordo com as regras definidas.

Sustentação - sistemas TI

O equilíbrio entre o menor custo e a eficiência na manutenção e sustentação dos sistemas é um problema constante da gestão de TI.
A necessidade de redução dos custos operacionais tem um grande foco na diminuição dos custos de manutenção de sustentação dos sistemas, sem diminuição da eficiência nos controles e atuação dos times internos e externos.
Constantes mudanças nas regras de comercialização e na apuração de indicadores frequentemente não são colocadas em prática dentro dos prazos estipulados. Em alguns casos isto leva áreas usuárias a adotar soluções paralelas como EXCEL.

  • Diminuição de custos = redução de eficiência;
  • Aumento no tempo para o atendimento dos incidentes;
  • Incidentes não solucionados = atrasos nas atividades internas = Não atendimento de metas.

Equipes de manutenção (externas) e sustentação (internas) terceirizadas eficientes e uma central de monitoramento que atua de forma integrada e centralizada, rastreando a atuação das equipes de campo na solução dos incidentes registrados, as operações corretivas e preventivas tornam-se mais eficientes e efetivas.

A utilização de formulários digitais do OfficeTrack integrado aos sistemas existentes pode servir como alternativa a desenvolvimento de novos módulos disponibilizando soluções em curto prazo e com a opção nativa de uso mobile.

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A utilização do Escalation Grid pode significar grande economia de esforços e investimentos para que seus sistemas existentes possam automaticamente escalar para plataforma mobile falhas de processo, atrasos e qualquer outro evento que seja crítico para seu negócio.

Clique aqui e conheça a nossa solução Escalation Grid.

  • Maior eficiência do atendimento dos incidentes;
  • Redução nos custos de manutenção dos sistemas;
  • Satisfação dos clientes;
  • Possibilidade de interface mobile para aplicações já existentes;
  • Melhores indicadores de produção;
  • Redução de GAPs entre os sistemas e as novas necessidades.

Reclamações trabalhistas

Com a implantação da segunda fase do E-Social o envio de eventos não periódicos como afastamentos, comunicado de acidente do trabalho tem que serem feitos num curto prazo e no formato exato.
Além disto é necessário controlar o uso e a substituição dos EPI’s devido ao prazo de validade. Falhas neste processo podem gerar alegações de lesões e consequentes processos no MPT. Sem contar o risco de acidentes e de ser autuado em fiscalizações.
As NR’s também requerem gestão de validade o que geralmente é feito manualmente por planilhas eletrônicas ou até papel.
O rodizio de atividades é uma saída para questões onde existe riscos de LER ou perda de produtividade, mas se o devido evidenciamento diário corre o risco de ser contestada como não executada.
A terceirização externa de serviços é um caminho bastante utilizado visando a rentabilidade e escalabilidade, mas sem o devido controle pode gerar um processo por uso de mão de obra escrava ou similar do seu contratado onde sua empresa é corresponsável.
Projetos de TI demandam mão de obra especialista extra para sua execução, neste caso “inchar” sua equipe de informática pode não ser a melhor opção.

  • Multas;
  • Processos;
  • Afastamentos;
  • Riscos de imagem.

Com a implementação de relatórios digitais mobile é possível garantir que todos os comunicados de acidente do trabalho sejam completamente preenchidos com todas informações consistidas em tempo real, até mesmo off-line. Com isto temos certeza que todos os CAT’s preenchidos na planta ou até na estrada estejam corretos e passíveis de transmissão sem recusa.

Com a utilização de tarefas do OfficeTrack é possível gerar a ação de entrega inicial dos EPI’s necessários no tamanho correto no momento da contratação. Os prazos de validade são automaticamente controlados gerando recorrentes ordens de substituição.

Com a utilização do OfficeTrack também é possível auditar periodicamente todos prestadores de serviço quanto a condições de trabalho e vínculos trabalhistas.

Para as atividades ligadas a TI oferecemos alocação de mão de obra especializada. Isto viabiliza que sua empresa tenha um folego extra para projetos de fusão, cisão ou adequação a novas legislações. Também podemos atuar nos pontos de implantação que demandam horas extras.

Clique aqui e conheça a nossa solução de Work Force Managment.

  • Redução do legado trabalhista;
  • Diminuição de eventuais lesões e consequentes afastamentos;
  • Garantia da periodicidade das inspeções e vistorias;
  • Melhores estatísticas sobre os acidentes ocorridos viabilizando um estudo estatístico uma vez que todos os dados foram coletados digitalmente e estruturadamente;
  • Preservação da imagem e da marca.

Fale com nosso especialista do segmento

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