Indústria

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Através da metodologia Design Thinking, entendemos os maiores desafios enfrentados
pelo segmento de indústria, gerando soluções customizadas para o seu negócio.

Descrevemos abaixo os principais desafios nos quais apoiamos a sua empresa:

Através da metodologia Design Thinking, entendemos os maiores desafios enfrentados
pelo segmento de indústria, gerando soluções customizadas para o seu negócio.

Descrevemos abaixo os principais desafios nos quais apoiamos a sua empresa:

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Falta de automação

A redução da vida útil dos produtos e a competição global pressionam as indústrias readequar suas linhas de produção para atender as novas demandas sempre com mais produtividade e menores custos. Porém devido aos altos custos do maquinário e recessão boa parte do parque industrial brasileiro se encontra obsoleta e incapaz de se integrar aos conceitos da Industria 4.0.
  • Sem a sensorização e comunicação necessárias ficamos dependentes de acionamento humano para tomar ações corretivas, o atraso na correção pode impossibilitar que se atinja a meta do dia, causando perdas operacionais pesadas;
  • Mudanças no regime produtivo nem sempre são refletidas no planejamento de manutenção preventiva.

Integrando equipamentos já existentes com gateways disponíveis no mercado podemos promover uma sensorização parcial suficiente para detectar eventos principais e automaticamente envolver a gestão no tratamento das ocorrências. 

  • Rápida ação sobre interrupções;
  • Aumento na produtividade;
  • Pontualidade nas entregas.

Falta de MO com capacitação/treinamento

A falta de mão de obra especializada gera impactos na cadeia produtiva. O alto turnover dificulta a capacitação e o recrutamento interno. Com isto ondas de treinamento são constantes e boa parte do tempo e valores investidos não trazem o retorno desejado.
  • Turnos incompletos;
  • Áreas de recrutamento e treinamento super-dimensionadas;
  • Altos investimentos em qualificação;
  • Erros operacionais;
  • Desperdício de insumos;
  • Altos índices de acidente de trabalho.
  • Com nossa solução de Work Force Managment é possível criar diversos checklists que procedimentam atividades manuais permitindo a inserção de tutoriais com imagens que podem ser consultados durante cada passo das atividades. Para cada checklist preenchido é gerado um relatório com fotos garantindo que as operações foram executadas corretamente sob o aspecto técnico e de segurança;
  • O Zoom permite tanto o treinamento em sessões do tipo webinar que podem ser também gravadas e posteriormente assistidas.

Clique aqui e conheça a nossa solução de Work Force Managment.

  • A procedimentação dos processos apoiada por tutoriais e imagens diminui o tempo de capacitação e a posterior curva de aprendizado dos novos colaboradores;
  • A utilização de conferences e sessões gravadas favorece a adoção de treinamentos a distância reduzindo o tempo de deslocamento dos instrutores, dispensando a utilização de espaços dedicados e otimizando o tempo dos treinandos;
  • Maior rapidez na reposição de vagas em aberto utilizando nossa plataforma de hunting.

Fraudes e vazamentos de informações

Devido a nossa dimensão territorial e nossa matriz de transporte estamos mais sujeitos a desvios de insumos e mercadorias prontas além do risco de roubo de carga que embora possa estar segurado causa atrasos na produção pelo retrabalho e problemas no relacionamento com os clientes.
Os dados do seu negócio são um dos bens mais valiosos da sua empresa, novas ameaças internas e externas surgem todo dia em forma de invasão a bancos de dados, vazamento de cadastros e de informações estratégicas de produtos em desenvolvimento.
Com a entrada em vigor da nova norma de segurança da informação de 08 de Agosto de 2018 novas penalidades serão aplicadas no caso de vazamentos de dados privados dos seus clientes, fornecedores e funcionários.

  • Perdas operacionais;
  • Desgaste da imagem;
  • Atrasos e multas contratuais;
  • Desperdício de insumos e energia;
  • Perda do diferencial de inovação.

Fraudes em serviços:

Com o OfficeTrack é possível criar formulários eletrônicos para inventário via bar code ou RFID em toda movimentação de material detectando rapidamente o desvio nas cargas ou até nos componentes da sua frota como pneus, baterias e embalagens retornáveis.

O módulo de planejamento de rotas do OfficeTrack é uma poderosa ferramenta para a redução de custos sempre apontando as melhores rotas e veículos a serem utilizados. Integrando esta solução com rastreadores veiculares é possível gerar alertas em todas situações de desvio de rota ou parada não programada dificultando a adulteração ou subtração de carga ou combustível. Também é possível evidenciar todas as operações de abastecimento.

Utilizando o rastreamento RFID é possível identificar individualmente produtos e outros ativos utilizados na sua linha de produção apontando imediatamente todas entradas e saídas. Além de se agilizar os processos de inventário.

Clique aqui e conheça a nossa solução de Work Force Managment.

Vazamento de dados:

A Cymulate é uma plataforma de simulação de ataques cibernéticos que permite que você teste sua política de segurança tanto do ponto da estratégia como da implantação.

A plataforma centralizada da Cymulate permite simulação de testes de segurança através de vários vetores de ataque, como e-mail, navegação, rede interna (movimento lateral), phishing, data Exfiltration, WAF e SOC. Os ataques totalmente automatizados e diversificados permitem testes de segurança completos a qualquer momento, proporcionando às organizações uma melhor compreensão de sua postura de segurança e permitindo que eles melhorem continuamente. Ao eliminar os falsos positivos, a Cymulate fornece resultados precisos e acionáveis.

Clique aqui e conheça mais detalhes da solução Cymulate. 

  • Redução de pagamentos sobre serviços não prestados ou cobrados além do executado;
  • Redução de custos operacionais;
  • Respeito aos SLA’s diminuindo o risco de multas, ressarcimentos e perdas nas revisões tarifárias.

Falta de indicadores real-time

Mesmo com todas as linhas de produção operacionais ainda existe o risco de desvios no planejamento devido a fatores como ausência de funcionários, atraso da entrada de insumos ou erros nas tarefas manuais. Sem uma monitoração automatizada e centralizada que compare em tempo real o produzido versus o planejado pode ocorrer perdas operacionais que só são notadas tardiamente. Além disto a detecção imediata da falha dá mais espaço para manobras operacionais ou até repactuamento de prazos.
  • Perda de pedidos;
  • Perdas operacionais como horas extras sub-alocação de transporte;
  • Perda de clientes;
  • Imagem da marca.

Com uma central de monitoramento que atua de forma integrada e real-time, visualizando as operações da planta e controlando as trocas de turno, entrada de insumos, o transito de embalagens e pallets retornáveis diminuímos o risco de paradas e possibilitamos que as operações corretivas e preventivas tornam-se mais eficientes e efetivas, mantendo bons níveis de operacionalidade do negócio.

  • Melhora da produtividade;
  • Redução de custos;
  • Fidelização dos clientes;
  • Melhor controle da logística garantindo que a carga vai estar pronta para embarque de acordo com o planejado.

Custo Brasil

Nossas dimensões continentais e altos custos de passagens aéreas e hospedagem tornam reuniões em filiais, clientes e fornecedores grande ofensores a rentabilidade dos negócios. Por outro lado, longas ligações interurbanas também são custosas e nem sempre tem a qualidade desejada.
  • Altos custos;
  • Riscos de atraso e acidentes nos deslocamentos;
  • Estadia mais longa do que o necessário pela eventual falta de voos.

 O uso de vídeo conferences normalmente exige um alto investimento em equipamentos e a disponibilidade de salas de reunião. Nossa solução para vídeo conferences permite que o cliente abra várias salas vituais com até 99 participantes. Isto utilizando internet via notebooks, desktops e até celulares. Permitindo que cada um participe da sua estação de trabalho dispensando o uso de salas dedicadas mesmo se tratando de clientes e fornecedores.

Provemos uma solução de telefonia em Cloud que permite ligações em todo território nacional e mais 44 países sem custos da telefonia convencional. Sua empresa pode portar os números já existentes para a operadora Jive sem a necessidade da troca de número e o consequente problema de comunicação com clientes e parceiros de negócio.

  • Redução de custos de deslocamento e hospedagem;
  • Otimização do turno de trabalho;
  • Melhor qualidade na comunicação;
  • Redução de custos de telefonia.

Falta de integração - processo/sistemas

Sistemas de produção , sistemas administrativos e ferramentas de monitoração nem sempre conversam entre si causando inconsistências entre cadastros e imprecisão de indicadores. Legados e novos ERP’s mantem dados que precisam ser enxergados na integridade o que acaba gerando processos manuais de apuração baseados em EXCEL com os consequentes riscos de processo e confiabilidade. Curtos prazos em auditorias externas assim como requerimentos judiciais, por exemplo PPP MP, geram gincanas para as áreas de sistemas na compilação dos dados e coleta de evidencias de ocorrências e atendimentos.
  • Multas e outras penalidades como indenizações;
  • Prejuízo por falhas na apuração de custos;
  • Perda de ações judiciais.

Nossa fábrica de software tem experiência em processos de saneamento de dados, integração de sistemas construção de interfaces de sistemas, rotinas de carga robustas garantindo assim o sincronismo e qualidade dos cadastros assim como a criação de consultas e relatórios que compilam dados complementares que residem em sistemas e ambientes diferente.

Clique aqui e conheça mais detalhes da nossa Fábrica de Soluções. 

  • Geração automática de relatórios gerenciais e normativos evitando processos manuais de merge de dados provenientes de diferentes aplicações;
  • Precisão na apuração de índices e custos de produção e operação;
  • Atendimento dos prazos de auditorias e intimações judiciais ( ex: rastreabilidade de componentes químicos utilizados num medicamento produzido a 4 anos).

Sustentabilidade - rastreamento insumos e resíduos

Vários processos industriais necessitam o rastreamento dos insumos utilizados em cada lote fabricado, o registro manual durante a cadeia produtiva é sujeito a falhas e imprecisões. Atividades que envolvem resíduos tóxicos ou não biodegradáveis também requerem evidenciamento que os processos de descarte e reciclagem estão sendo realmente obedecidos. A falta destes dados sobre o descarte de como óleos, filtros, pneus e resíduos podem gerar perdas com processos e desgaste da imagem da empresa. Um simples pneu com o logo da sua empresa pode gerar desgastes se encontrado num rio, como provar que ele foi entregue a uma empresa de reciclagem ou pertencia a um veículo roubado. Inspeções feitas com a periodicidade definida nas plantas industriais ou em usinas e fazendas, no caso do agronegócio, necessitam ser apuradas e rapidamente processadas. Além de gerar evidencias claras do que foi realizado.
  • Multas ambientais;
  • Desgaste da imagem da empresa;
  • Perda de licenças de funcionamento;
  • Vistorias falsamente executadas;
  • Falhas nos agendamentos das visitas causando atraso nas vistorias.

Implantação de formulários digitais para checklists e auditorias, planejamento de rotas e agendamento das visitas.

Rastreamento RFID para evidenciamento da movimentação dos resíduos e insumos.

  • Rastreabilidade evidenciada de modo digital e tempo real das ações preventivas e corretivas com coordenadas geográficas e fotos;
  • Dados coletados de maneira estruturada o que permite estudos posteriores sobre durabilidade e custo benefícios e melhor alimentação de ferramentas como BIGDATA;
  • Roteirização das inspeções reduzindo custos e tempo de deslocamento;
  • Agendamento das visitas de acordo com as regras definidas.

Sustentação - sistemas de TI

O equilíbrio entre o menor custo e a eficiência na manutenção e sustentação dos sistemas é um problema constante da gestão de TI. A necessidade de redução dos custos operacionais tem um grande foco na diminuição dos custos de manutenção de sustentação dos sistemas, sem diminuição da eficiência nos controles e atuação dos times internos e externos. A criação de novos produtos, atuação em novos mercados ou mudanças na logística podem criar novas regras que não são absorvidas em tempo hábil levando as áreas usuárias a controles paralelos em EXCEL.
  • Diminuição de custos = redução de eficiência;
  • Aumento no tempo para o atendimento dos incidentes;
  • Incidentes não solucionados = Insatisfação de clientes;
  • Perda de pedidos;
  • Clientes migram para concorrentes.

Equipes de manutenção (externas) e sustentação (internas) terceirizadas eficientes e uma central de monitoramento que atua de forma integrada e centralizada, rastreando a atuação das equipes de campo na solução dos incidentes registrados, as operações corretivas e preventivas tornam-se mais eficientes e efetivas.

A utilização de formulários digitais do OfficeTrack integrado aos sistemas existentes pode servir como alternativa a desenvolvimento de novos módulos disponibilizando soluções em curto prazo e com a opção nativa de uso mobile.

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A utilização do Escalation Grid pode significar grande economia de esforços e investimentos para que seus sistemas existentes possam automaticamente escalar para plataforma mobile falhas de processo, atrasos e qualquer outro evento que seja crítico para seu negócio.

Clique aqui e conheça a nossa solução Escalation Grid.

  • Maior eficiência do atendimento dos incidentes;
  • Redução nos custos de manutenção dos sistemas;
  • Satisfação dos clientes;
  • Possibilidade de interface mobile para aplicações já existentes;
  • Melhores indicadores de produção;
  • Redução de GAPs entre os sistemas e as novas necessidades.

Reclamações trabalhistas

Com a implantação da segunda fase do E-Social o envio de eventos não periódicos como afastamentos, comunicado de acidente do trabalho tem que serem feitos num curto prazo e no formato exato. Além disto é necessário controlar o uso e a substituição dos EPI’s devido ao prazo de validade. Falhas neste processo podem gerar alegações de lesões e consequentes processos no MPT. Sem contar o risco de acidentes e de ser autuado em fiscalizações. As NR’s também requerem gestão de validade o que geralmente é feito manualmente por planilhas eletrônicas ou até papel. O rodízio de atividades é uma saída para questões onde existe riscos de LER ou perda de produtividade, mas se o devido evidenciamento diário corre o risco de ser contestada como não executada. A terceirização externa de fases da produção é um caminho bastante utilizado visando a rentabilidade e escalabidade mas sem o devido controle pode gerar um processo por uso de mão de obra escrava ou similar do seu contratado onde sua empresa é co-responsável. Projetos de TI demandam mão de obra especialista extra para sua execução, neste caso “inchar” sua equipe de informática pode não ser a melhor opção.
  • Multas;
  • Processos;
  • Afastamentos.

Com a implementação de relatórios digitais mobile é possível garantir que todos os comunicados de acidente do trabalho sejam completamente preenchidos com todas informações consistidas em tempo real, até mesmo off-line. Com isto temos certeza que todos os CAT’s preenchidos na planta ou até na estrada estejam corretos e passíveis de transmissão sem recusa.

Com a utilização de tarefas do OfficeTrack é possível gerar a ação de entrega inicial dos EPI’s necessários no tamanho correto no momento da contratação. Os prazos de validade são automaticamente controlados gerando recorrentes ordens de substituição.

Utilizando a tecnologia de RFID é possível evidenciar o rodízio de funções, garantindo que todos funcionários trocaram de estação, esta informação fica registrada pelo tempo necessário para dar respaldo a sua empresa em eventuais reclamações trabalhistas.

Com a utilização do OfficeTrack também é possível auditar periodicamente todos prestadores de serviço quanto a condições de trabalho e vínculos trabalhistas, depois rastreando todos lotes de produção, só gerando NF de envio para prestadores em situação legal criasse uma proteção legal para dar respaldo na defesa de um eventual processo.

Para as atividades ligadas a TI oferecemos alocação de mão de obra especializada. Isto viabiliza que sua empresa tenha um folego extra para projetos de fusão, cisão ou adequação a novas legislações. Também podemos atuar nos pontos de implantação que demandam horas extras.

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  • Redução do legado trabalhista;
  • Diminuição de eventuais lesões e consequentes afastamentos;
  • Garantia da periodicidade das inspeções e vistorias;
  • Melhores estatísticas sobre os acidentes ocorridos viabilizando um estudo estatístico uma vez que todos os dados foram coletados digitalmente e estruturadamente;
  • Preservação da imagem e da marca.

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