Ameaças de segurança cibernética dentro de sua organização?

Ameaças de segurança cibernética podem causar graves danos ao seu negócio. Essas ameaças podem vir de dentro ou de fora da sua organização. À medida que o mundo se inclina para a nova forma de trabalho remoto e da dependência de aplicativos de software, é necessário dedicarmos mais atenção aos riscos que vêm de dentro da organização.

Ameaças de segurança centradas no usuário são exemplos desses riscos internos. Essas ameaças surgem quando os indivíduos de sua organização aproveitam o acesso às informações por motivos maliciosos. O roubo ou uso indevido de informações confidenciais e sensíveis da empresa para seu próprio benefício pode ser um desses motivos. E frequentemente esses riscos também têm surgido de comportamentos acidentais como resultado do comprometimento desses indivíduos com uma pessoa externa. De ataques de phishing a violações de dados piores, um elo fraco em sua cadeia de segurança humana pode causar problemas reais e caros. Por esse motivo, compreender a natureza das ameaças à segurança centradas no usuário é fundamental para construir uma estratégia de segurança cibernética baseada na tecnologia que melhor se adapte às necessidades da sua organização.

De acordo com relatórios de pesquisa de segurança cibernética, além dos funcionários em escritórios, os clientes, terceiros, consultores, funcionários remotos e fornecedores da empresa também são alvos frequentes de tais ataques.

Além disso, esses relatórios indicam que as ameaças à segurança centrada no usuário representa um problema delicado para as empresas. A razão é que as empresas devem sempre encontrar um equilíbrio entre confiar e capacitar seus funcionários, garantindo que proteções para impedir ameaças internas e incidentes de segurança sejam instaladas.

As violações de dados centradas no usuário são comuns e caras

As violações de dados centradas no usuário são comuns e caras
Quanto maior a empresa, maior a probabilidade de ser violada.

Artigos de pesquisa de segurança cibernética recentes revelam que as manchetes que vemos com tanta frequência sobre violações de dados massivas são apenas a ponta do iceberg. A maioria dos entrevistados para esses artigos de pesquisa compartilhou que sua organização experimentou pelo menos uma violação de dados nos últimos três anos. Mais da metade desses entrevistados (70%) acrescentou que havia experimentado pelo menos quatro violações nesses anos. De alguma forma, isso implica que quanto maior a empresa, maior a probabilidade de ser violada.

Quanto às consequências dessas violações, essas empresas disseram que experimentaram interrupções que incluíam:

  • Fraude;
  • Perdas de IP, e;
  • Perdas de reputação.

Além disso, essas empresas esperam que as violações sejam muito mais comuns e com maior probabilidade de ocorrer nos próximos anos. Quase metade admitiu que sente que pode enfrentar uma grande violação de dados nos próximos três anos. Ao mesmo tempo, aqueles que sofreram violações no passado acreditaram que podem ter mais violações vindas de dentro da organização.

Pessoas internas têm mais probabilidade de ser a principal causa de ataques maliciosos contra a organização

Pessoas internas têm mais probabilidade de ser a principal causa de ataques maliciosos contra a organização
Ameaças de segurança centradas no usuário são a principal causa das violações

Como muitos dos relatórios de segurança cibernética apontam, ameaças de segurança centradas no usuário são a principal causa das violações – não a falha de tecnologia ou processo. Os riscos aos quais sua empresa pode estar exposta podem incluir phishing, ransomware e comprometimento de e-mail comercial (BEC), fraude de transferência eletrônica e muito mais. A configuração incorreta do sistema e a exposição acidental de dados acontecem, mas a maioria das ameaças reais mostra que os humanos são a causa raiz. Em muitos casos, estão envolvidos contratados, consultores e atores externos. Com a situação do COVID-19 hoje, a nova forma que vivemos atualmente apenas aumenta a possibilidade de esses tipos de violação estarem à espreita em sua organização.

Levando a sério a segurança centrada no usuário

Levando a sério a segurança centrada no usuário
Os CISOs e outros líderes de segurança estão reconhecendo a importância de investir em soluções de tecnologia centradas nas pessoas.

Devido ao surgimento desses riscos, os CISOs e outros líderes de segurança nas principais empresas, como a Atlassian, estão reconhecendo a importância de investir em soluções de tecnologia centradas nas pessoas. Essas soluções abrangem desde segurança de e-mail, isolamento da web, acesso à rede de confiança e até soluções de comportamento baseadas em terminais, como Gerenciamento de Ameaças Internas. Este se tornou um importante tópico de conversa no CSuite e nas reuniões do conselho, uma vez que essas importantes partes interessadas apoiam fortemente os esforços para controlar os riscos de segurança cibernética, incluindo aqueles centrados no usuário.

É somente com o apoio desses participantes-chave que as empresas podem começar a desenvolver e implementar estratégias centradas no usuário eficazes que ajudarão a reduzir o risco de fraude e perdas de IP. Embora o custo dessas ameaças seja alto e sua prevalência esteja aumentando, a seriedade com que são tratadas no momento é um sinal de que, coletivamente, estamos na direção certa.

Abordagem centrada no usuário para ameaças internas usando Actionable Augmented Intelligence (AAI) ™

Melhor solução para prevenir ameaças internas é empregar uma abordagem preditiva por meio do uso de Inteligência Aumentada.

Na InCyber, acreditamos que a melhor solução para prevenir ameaças internas é empregar uma abordagem preditiva por meio do uso de Inteligência Aumentada. Nós o encorajamos a visitar nossa página para aprender mais sobre a natureza das ameaças à segurança centradas no usuário e como as empresas modernas estão lidando com elas. 

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