3FM&S Summit 2021 reúne cases de sucesso e mostra novidades para corretoras de valores

Alta satisfação com a ferramenta foi consenso entre usuários

No último dia 23 de junho, a 3CON organizou o primeiro 3FM&S Summit, evento online que reuniu usuários, especialistas e prospects de uma das principais ferramentas de Aluguel de Ações do mercado hoje, o 3FM&S. Com apresentação de estudos de casos e novidades sobre a solução, o Summit levou aos participantes um conteúdo robusto sobre a transformação no dia a dia de corretoras de valores após a automação de processos com o 3FM&S.

Genivaldo Araújo, CEO da 3CON, abriu o Summit. Ele iniciou desejando muita saúde a todos os participantes e suas famílias e expressou o desejo e esperança de que ano que vem seja um evento presencial. “Esse é o primeiro de muitos eventos sobre o 3FM&S que faremos anualmente. É um momento importante para reunir toda a comunidade de usuários e ouvi-los, afinal nossa missão como provedor de tecnologia é ser útil, ser inovador e atender sempre às necessidades dos clientes de forma flexível e customizada”, afirmou.

Em seguida, Sabino Fico, head de Negócios da 3CON e anfitrião do evento, chamou a palestra de Alexandre Visnardi, head de P&D da 3CON, que apresentou a solução e suas principais funcionalidades. Ele enfatizou a capacidade da solução de controlar todo o processo de contratação de empréstimos de ativos, controle de posições, monitoração de fluxos operações, bibliotecas de serviço etc. E como novidade, destacou os novos recursos de Cálculo e Gerenciamento de Corretagem e a Extração de Informações Históricas.

Cases de sucesso

A Genial é a terceira maior corretora no ranking do mercado de Futuros

O primeiro case a ser apresentado foi o da Genial Investimentos, a terceira maior corretora no ranking do mercado de Futuros, com mais de 430 mil clientes. “Precisávamos de um parceiro que fornecesse um suporte maior às nossas operações de Aluguel de Ações. Nós sabíamos muito do negócio e, juntamente com a 3CON e sua equipe técnica qualificada conseguimos criar uma solução sob medida, o 3FM&S. Foi um projeto a 4 mãos”, relembrou Renato Cavalcanti, corresponsável pelas áreas de BTC e Termo de Ações da Genial Investimentos.

Segundo ele, as operações em massa eram uma das principais dificuldades. “Anteriormente, os sistemas estavam defasados, o suporte não funcionava e o tratamento dos dados era feito por planilha, o que necessitava de mais gente no backoffice. Com a automação que o 3FM&S promoveu, conseguimos fazer tudo com um time mais enxuto e aproveitar melhor os colaboradores para desenvolver melhorias”, relatou.

Renato Cavalcanti fez um resumo do que ele chamou de era pós-3CON: “Depois que contratamos a 3CON, não tivemos mais problemas com o suporte técnico; conseguimos fazer todos os lançamentos de forma mais transparente e bater com o que é divulgado pela Bolsa. A equipe de desenvolvimento do 3FM&S está sempre investindo em melhorias e querem sempre ouvir nossas ideias, deixando o produto atual. Eles nos ajudaram muito a ocupar o segundo lugar no ranking de corretagem”, afirmou.

StoneX

Empresa global com quase 100 anos, mais de 170 mil clientes e 2 mil colaboradores

O segundo case de sucesso foi o da StoneX, uma empresa global com quase 100 anos, mais de 170 mil clientes e 2 mil colaboradores, além de capital aberto na Nasdaq. No Brasil, está presente desde 2005 e possui mais de 1000 clientes.

“Tivemos um crescimento exponencial com aluguel de ações e ficou difícil lidar com esse volume sem um sistema. Foi, então, que optamos pela 3CON. Sempre fomos atendidos prontamente, sempre nos abraçaram nos dias de dificuldade e conseguimos superar cada desafio juntos, disse Melina Monteiro, gerente de Operação e Backoffice da StoneX.

De acordo com ela, o 3FM&S é uma ferramenta fantástica para tratar os volumes da melhor maneira e calcular a corretagem de acordo com as práticas de mercado. “Com todas as melhorias trazidas pela 3CON e redução de ajustes manuais, estimamos uma economia de 1 a 3 horas por dia no tempo de execução graças à ferramenta. Gostaria de ressaltar que não paramos por aí. Sempre que vemos uma situação que podemos melhorar, a 3CON está disposta a ouvir e a entregar o que precisamos”, elogiou.  

Simulador de Risco e Post Report

Visnardi, o head de P&D da 3CON, voltou a falar de novos recursos do 3FM&S após a apresentação da StoneX. Ele destacou o Simulador de Risco e o Post Report. “A ideia do Simulador de Risco surgiu durante a segunda fase do projeto de Integração das Clearings da Bolsa. A aplicação é composta por APIs e as telas de edição de carteira de investidores, é essencial para a equipe de risco e para os assessores das corretoras. O módulo de risco está crescendo e estamos enriquecendo essa funcionalidade”, antecipou Visnardi.

Já o Post Report tem como objetivo emitir diversos documentos de cada processo de negócio, enviando-os automaticamente aos clientes. É capaz de enviar vários tipos de relatórios em PDF, incluindo notas de corretagem, extrato diário de movimentação física e financeira, extrato de conta corrente, além de informes de rendimentos.

V’treo

V'itreo
Corretora com 115 mil clientes e R$ 11 bilhões em custódia

A palestra final do evento foi de Williams Ramos, head de Operações de TI da V’treo, corretora com 115 mil clientes e R$ 11 bilhões em custódia. Ele contou como a 3CON resolveu o problema do envio notas de corretagem. “Em maio de 2020, quando o Bacen nos aprovou como DTVM (Distribuidora de Título e Valores Mobiliários), lançamos a Carteira Administrada. Percebemos, então, que precisaríamos de um sistema capaz de enviar notas de corretagem para todos os nossos clientes de forma automatizada”, relembrou.

Quando essa demanda apareceu, não havia muito tempo hábil para desenvolver uma solução interna. “Pensamos em um produto hoje e amanhã tem que estar em produção”, explicou Ramos sobre a velocidade com que tudo acontece na V’treo. Nesse momento, a saída era contar com um fornecedor. “Já conhecíamos a 3CON e seu time sensacional. Então, decidimos acioná-los. Foi ai que surgiu a solução, o Post Report. Tivemos uma reunião de meia hora com a Tetê, Sabino e o Visnardi e, no dia seguinte, já estávamos subindo a solução em nosso ambiente de homologação. Em uma semana, o Post Report entrou em produção, já customizado com nossa logomarca e criptografia, e acabaram-se nossos problemas”, resumiu o head de Operações de TI da V’treo.

Ano que vem - mais usuários e mais funcionalidades

Após quase duas horas de conteúdo de primeira grandeza, Sabino Fico encerrou o 3FM&S Summit 2021 já se antecipando à segunda edição. “Ano que vem vamos ter mais clientes, mais estudos de caso e novos recursos para apresentar. Agradecemos a todos os palestrantes e a todo o time da 3CON que, dos bastidores, orquestrou e viabilizou o encontro. Muito obrigado e até 2022!”, encerrou.

Conheça mais sobre o 3FM&S e suas funcionalidades

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages